Powered By Blogger

Acerca de mim

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lisboa, 11 mai (Lusa) - Bento XVI dedicou hoje uma mensagem especial durante a missa no Terreiro do Paço ao 50.º aniversário do santuário de Cristo Rei, em Almada, afirmando que o monumento é um “sinal de amor e gratidão pela preservação da paz em Portugal”.

“Neste momento, dirijo o olhar para a outra margem do Tejo onde se ergue o monumento a Cristo Rei, quase no encerramento das comemorações dos seus 50 anos”, disse o papa, desde o altar instalado no Terreiro do Paço, que tem o rio Tejo e a estátua de Cristo Rei em fundo.

"Na impossibilidade de visitar o Cristo Rei, como desejava Dom Gilberto, bispo de Setúbal, quero daqui apontar às novas gerações os exemplos de esperança em Deus e lealdade ao voto feito, que nos deixaram esculpidos no mesmo os bispos e fiéis cristãos de então, em sinal de amor e gratidão pela preservação da paz em Portugal”, afirmou Bento XVI.

“Dali, a imagem de Cristo estende os braços a Portugal inteiro como que a lembrar-lhe a Cruz onde Jesus obteve a paz do universo e Se manifestou Rei e servo, porque é o verdadeiro Salvador da humanidade”, acrescentou.

“Na sua função de santuário, seja cada vez mais um lugar para cada fiel rever como os critérios do Reino de Cristo estão impressos na sua vida de consagração batismal, para fomentar a construção do amor, da justiça e da paz com intervenções na sociedade a favor dos pobres e oprimidos, para centrar a espiritualidade das comunidades cristãs em Cristo, Senhor e Juiz da história”, acrescentou.

Bento XVI referiu ainda que “para quantos dinamizam e servem no santuário de Cristo Rei, para os seus peregrinos e todos os diocesanos de Setúbal, imploro abundantes bênçãos do Céu, criadoras de esperança e paz duradouras nos corações, nas famílias e na sociedade”.

O papa enviou a mensagem ao Cristo Rei após a comunhão.

Após a mensagem, o papa ofereceu uma casula (uma veste litúrgica com paramentos do século XVII ou XVIII) ao santuário do Cristo Rei. Gilberto Canavarro Reis, bispo de Setúbal, e o reitor do Santuário de Cristo Rei, padre Sezinando Alberto, ofereceram também uma prenda a Bento XVI.

O papa chegou hoje a Lisboa para uma visita de quatro dias em que passará ainda por Fátima e pelo Porto.

Bento XVI também visitou o Mosteiro dos Jerónimos e foi recebido em Belém pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário