Powered By Blogger

Acerca de mim

terça-feira, 1 de junho de 2010

Este e o vidio do musico de nova geraÇao DU DAS MAGUAS
Bissau, 01 jun (Lusa) – O Partido da Renovação Social (PRS), do ex-presidente da Guiné-Bissau Kumba Ialá, instou hoje o chefe de Estado guineense, Malam Bacai Sanhá, a revelar os nomes dos políticos envolvidos nos assassínios de ‘Nino’ Vieira e Tagmé Na Waié.
“O PRS exorta mais uma vez o Presidente da República a ter a coragem de transmitir por canais apropriados às autoridades judiciais, os nomes de políticos cúmplices no duplo assassínio de figuras emblemáticas do nosso Estado”, lê-se num comunidade de imprensa da formação líder da oposição guineense.
Em entrevista à revista “Jeune Afrique”, o Presidente da Guiné-Bissau disse que “personalidades políticas estiveram envolvidas nos assassínios” do antigo chefe de Estado, João Bernardo ‘Nino’ Vieira e do ex-chefe das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, nos dias 01 e 02 de março de 2009.
Para o PRS, as afirmações de Malam Bacai Sanhá “são no mínimo estranhas”, não só por terem sido produzidas no estrangeiro, como também necessitam de um esclarecimento urgente por parte do Presidente guineense.
“Com esta forma hesitante de gerir o país, não se admira que apareçam vozes que de forma indigna profiram declarações inaceitáveis e grosseiras em clara ingerência nos assuntos internos do Estado guineense”, diz ainda o comunicado do PRS.

Bissau, 01 Jun (Lusa) – O poeta guineense Tony Tcheka considerou hoje que o Prémio Camões 2010, atribuído segunda-feira ao poeta e dramaturgo brasileiro Ferreira Gullar, “está muito bem entregue”.
“O prémio está muito bem entregue”, afirmou à agência Lusa Tony Tcheka.
O poeta guineense sublinhou que o trabalho de Ferreira Gullar “contribui para o enriquecimento da língua de Camões”.
O Prémio Camões foi criado por Portugal e pelo Brasil em 1989 e é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. O objetivo é distinguir um escritor cuja obra contribua para a projeção e o reconhecimento da língua portuguesa.
No ano passado, foi galardoado o escritor cabo-verdiano Arménio Vieira, e nos anos anteriores o brasileiro João Ubaldo Ribeiro (2008) e o português António Lobo Antunes (2007)
O primeiro escritor galardoado, em 1989, foi o poeta português Miguel Torga (1907-1995).




Bissau, 31 mai (Lusa) – O Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau reuniu-se hoje com o número dois das Forças Armadas do país, António Indjai, para perceber as movimentações militares registadas durante o fim-de-semana e que assustaram a população do país.
“Disse-nos que são operações de rotina devido à ausência do país do Presidente e do primeiro-ministro e também porque ainda não foi nomeado um Chefe de Estado-Maior”, afirmou Mamadu Queitá, porta-voz daquela organização.
Durante o fim-de-semana, registaram-se em todo o território da Guiné-Bissau movimentações de efetivos militares e em algumas zonas do país soldados revistaram mesmo os passageiros e as respetivas viaturas.
A presença de militares nas ruas, motivou situações de pânico sobretudo em Bissau, onde a presença de pessoas nos habituais locais de concentração era praticamente inexistente.
O Presidente guineense Malam Bacai Sanhá encontra-se em Nice, França, a participar na cimeira França/África.
O primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior, está em Portugal em convalescença depois de ter sido submetido a um tratamento médico em Cuba.
No passado 01 de abril, a Guiné-Bissau voltou a viver momentos de instabilidade na sequência de uma intervenção militar que culminou com a deposição e detenção de Zamora Induta, que estava na chefia das Forças Armadas do país.