Powered By Blogger

Acerca de mim

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16-09-2010 18:28

CEDEAO confirma reunião

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúne sexta - feira, em sessão extraordinária, os chefes de Estado e de Governo para analisar a situação política e de segurança na Guiné-Bissau, anunciou hoje (Quinta-Feira) a organização em comunicado.



"Os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO vão se reunir, numa sessão extraordinária, para analisar a grave situação política e de segurança na Guiné Bissau e rever os esforços de reforma do sector da defesa e segurança", lê-se no comunicado que confirma a reunião.

Na última cimeira, em Cabo Verde, os líderes da CEDEAO manifestaram "grande decepção" perante os últimos factos na Guiné Bissau, e instaram o Presidente a criar condições para a CEDEAO retomar os esforços destinados a encontrar parcerias para ajudar o país a reformar o sector da defesa e segurança e a garantir o respeito pelas instituições democráticas.



Na reunião de Agosto, a comissão de defesa da CEDEAO e um grupo restrito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) também recomendaram a aprovação de um plano para ajudar a Guiné-Bissau nestes desafios.