Powered By Blogger

Acerca de mim

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

- Guiné Bissau: Representante da ONU manifesta em Bruxelas confiança no futuro do país
- Presidente leva a Nova Iorque mensagem de «esperança de um amanhã melhor»
- PR viajou para Nova Iorque
- Delegação guineense na China inicia contactos com as autoridades chinesas
- Governos prometem "reforçar relações bilaterais"
- Dia Internacional da Paz assinalado na Guiné-Bissau
- Guiné-Bissau e Moçambique quebra superior a 25% de infecções pelo HIV/SIDA
* * *


Guiné Bissau: Representante da ONU manifesta em Bruxelas confiança no futuro do país

Source: NoticiasLusofonas.com - O representante do secretário geral da ONU para a Guiné-Bissau manifestou-se terça-feira em Bruxelas “muito mais optimista” do que há uns meses sobre o futuro daquele país, mas advertiu que é preciso “manter o «momentum»” para evitar novos retrocessos.

De visita a Bruxelas, num périplo pela Europa que já o levou na semana passada a Lisboa, Joseph Mutaboba explicou que o objectivo da sua viagem é “dizer aos parceiros internacionais que este é um momento determinante para a Guiné-Bissau” e que é necessário “continuar a assistir” às autoridades guineenses, até porque estas estão a revelar outra “vontade”.

“Estou muito mais optimista do que estava em Abril ou Maio”, disse, referindo-se ao período conturbado que se seguiu à tentativa de golpe de Estado, e que ameaçou levar a comunidade internacional a deixar de continuar a prestar ajuda ao país.

Mutaboba explicou que o seu optimismo se deve a uma evidente mudança de atitude por parte das autoridades da Guiné-Bissau, designadamente a abertura para “discutir e fazer progressos em temas como os direitos humanos”, e também “ao interesse dos parceiros internacionais, mostrado nos mais diversos fóruns”, designadamente ao nível da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e União África (UA).

“Vejo que os parceiros internacionais estão disponíveis para trabalhar em conjunto”, afirmou, fazendo questão de sublinhar que também a União Europeia continua empenhada, sustentando que o fim da missão de apoio à reforma do sector de segurança da Guiné-Bissau, no final do corrente mês, não significa de forma alguma que a Europa "tenha destruído uma ponte" e deixe de cooperar com o país.

Para Mutaboba, o investimento feito nessa missão “não pode ser desperdiçado”, e a questão que se coloca neste momento é de que modo a UE pode prestar assistência.

O representante especial do secretário geral das Nações Unidas destacou também os avanços que podem ter lugar na reunião do grupo internacional de contacto para a Guiné-Bissau, que se realiza na próxima sexta-feira, em Nova Iorque, e desvalorizou o atraso na formalização de um pedido de apoio para uma missão de estabilização.

“É uma prática comum na Guiné-Bissau, à qual eu chamo a «tática do adiamento». É a tática do «sim, mas», clássica na Guiné-Bissau, porque ninguém gosta de assumir a responsabilidade”, disse, voltando, no entanto, a defender que uma missão de estabilização poderia dar um contributo muito importante e ser um “balão de oxigénio” para as próprias autoridades.


* * *

Presidente leva a Nova Iorque mensagem de «esperança de um amanhã melhor»

Source: Noticiaslusofonas.com - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, disse terça-feira que vai levar uma mensagem de “esperança de um amanhã melhor” para o país à 65ª sessão da Assembleia-geral da ONU, a decorrer em Nova Iorque.

“Uma mensagem de esperança no povo da Guiné. Esperança num amanhã melhor, de estabilidade, de paz e de desenvolvimento. Essa é a mensagem que eu tenho”, afirmou Malam Bacai Sanha aos jornalistas no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, momentos antes de viajar para Nova Iorque.

O presidente guineense disse que vai também “garantir à comunidade internacional” que a Guiné-Bissau está a trabalhar para estabilizar do país.

“Garantir à comunidade internacional que estamos aqui efectivamente, como parte integrante da comunidade internacional, a trabalhar para estabilizar o nosso país, para conseguir o sucesso necessários para o desenvolvimento”, disse.

O chefe de Estado guineense afirmou que, nesse trabalho, a Guiné-Bissau quer “continuar a contar com o apoio da comunidade internacional”.

Durante a sua estada em Nova Iorque, o Presidente guineense vai reunir-se com o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, e com o Grupo de Contacto Internacional para a Guiné-Bissau.

Sobre a reunião com o Grupo de Contacto Internacional, o chefe de Estado guineense referiu que servirá para os manter informados sobre a realidade da Guiné.

“Estando eu lá tenho de lhes dar informações mais actualizadas e pormenorizadas”, afirmou.

Na 65ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas o debate geral centrar-se-á na “Reafirmação do Papel Central das Nações Unidas na Governação Global”.

Na agenda do debate estarão ainda as alterações climáticas, segurança alimentar, reconstrução de estados frágeis, desarmamento, além dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.


* * *

PR viajou para Nova Iorque

Bissau (Fonte: RDN) - O PR Malam Bacai Sanha partiu na tarde de terça-feira para Nova Iorque, onde vai assistir a sexagésima-quinta assembleia geral da ONU no qual 130 chefes de estado e de governo analisam os oito objetivos do milénio definidos pela organização mundial.

Perante este desafio, no país registaram-se alguns progressos nos setores sociais devido a adopção de boas políticas, como reconheceu a coordenadora residente do sistema das Nações Unidas na Guiné Bissau.

Mesmo assim, Giuseppinna Mazza sublinhou que o país tem que superar muitas barreiras para poder alcançar os objetivos do desenvolvimento do milénio até 2015.

"No contexto desta planificação, as Nações Unidas comprometeram-se a levar a cabo intervenções específicas para atacar, por exemplo, o analfabetismo, o fraco acesso aos cuidados de saúde e outros serviços sociais de base. A falta de formação profissional, a má nutrição crónica. Deste modo, temos projetos destinados a apoiar a agricultura, a melhorar o acesso a água potável e saneamento. Aumentar o emprego para os jovens e a rede de micro-créditos, a desenvolver as estratégias nacionais e reforçar as capacidades do sistema de educação e de luta contra o VIH-SIDA entre outros. Mas, também, para apoiar as reformas centrais, tais como a do setor de segurança e justiça ou a modernização da administração e também a formação de quadros nacionais, apoio à formação de políticas, estratégias e planos prioritários e de enquadramento de textos legislativos necessários, em resumo, o reforço das instituições e de participação para afirmar o estado de direito", afirmou.

Os objetivos do desenvolvimento do milénio visam garantir uma vida condigna no planeta.


* * *


Delegação guineense inicia contactos com as autoridades chinesas

Bissau (Fonte: Bombolom-FM) - Adelegação guineense, liderada pelo Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que se deslocou para a China Popular, iniciou terça-feira contactos com as autoridades chinesas.

Na sua primeira visita, Gomes Júnior e comitiva foram recebidos na manhá de terça-feira pelo vice presidente do estado chinês e pelo director geral da secção africana do departamento internacional do comité central do partido comunista chinês.


* * *

Governos prometem "reforçar relações bilaterais"

Source: Angop - A China e a Guiné-Bissau prometeram "dinamizar as relações", aprofundando "a confiança política" bilateral alcançada na última década, disse terça-feira a agência noticiosa oficial chinesa.

O compromisso foi assumido num encontro em Pequim entre o vice-presidente chinês, Xi Jinping, e o Primeiro - ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, que iniciou hoje uma visita de quatro dias à China.

Segundo a agência noticiosa oficial chinesa, Xi Jinping se congratulou com "o saudável crescimento" das relações com a Guiné-Bissau, desde que este país restabeleceu os contactos oficiais com a República Popular da China, há cerca de uma década.

Carlos Gomes Júnior indicou que a Guiné-Bissau "deseja cooperar mais estreitamente com a China" na área das pescas, exploração de recursos e infraestruturas, disse a mesma fonte.

O Primeiro -ministro da Guiné-Bissau vai participar no dia da Guiné-Bissau na Expo 2010, em Xangai, que será assinalado na próxima sexta - feira.

É a maior exposição universal de sempre, com mais de 240 países e organizações internacionais, e decorre até 31 de Outubro dedicada ao tema "Better City, Better Life" (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida".

* * *


Dia Internacional da Paz assinalado na Guiné-Bissau

Bissau (Fonte: Bombolom-FM) - O mundo comemorou terça-feira, 21 de Setembro, Dia Internacional da paz dedicado ao cessar e a não-violência.

Ao intervir no acto, a ministra da presidência do conselho de ministros, da comunicação social e assuntos parlamentares, Adiatu Djaló Nandigna, realçou a importância da data, e disse tratar-se de um dia de reflexão, sobretudo para as mulheres.

" O Governo regista com grande importância a realização desta reunião de auscultação sobre as perspectivas e preocupações das mulheres relativamente à consolidação da paz na República da Guiné Bissau. Sendo certa que a mulher guineense esteve sempre ligada à história da independência nacional, não será menos certo que ela tome em si mesma os mais elevados e supremos valores da paz e de dignidade da pessoa humana", disse.

"Elas são obreiras naturais da paz, e nesta qualidade, revela-se uma combatente melhor habilitada para pronunciar-se sobre questões da gestão e resolução de conflitos. No entanto, coincidência ou não, as constatações atrás expostas vão ao encontro do espirito da Resolução 1325 do Conselho de Segurança, que, entre outras, recomenda e exorta a uma maior participação das mulheres na gestão e resolução pacífica de conflitos, devendo, por isso, serem ouvidas nas questões que se prendem com a consolidação da paz", avançou a ministra Nandigna.

Por sua vez, a ministra da da Mulher, Família, Coesão Social e Luta contra a Pobreza, Lurdes Vaz, referiu as facturas pagas pelas mulheres em consequência das guerras.

No seguimento do acto, o comité nacional de pilotagem remeteu ao Governo um documento de duas páginas, que reflecte os problemas com que defrontram as mulheres em situações de sucessiavs crises político-militares na Guiné Bissau.


* * *

Guiné-Bissau e Moçambique quebra superior a 25% de infecções pelo HIV/SIDA

Genebra - A Guiné-Bissau e Moçambique estão entre os países da África Subsahariana que, no período de 2001 a 2009, obtiveram uma quebra superior a 25 porcento na quantidade de novas infecções pelo VIH/SIDA, divulgou a ONUSIDA.

Outros países africanos, 22 no total, também registaram esta diminuição, como Botswana, Burkina Faso, África do Sul, Rwanda, Serra-Leoa, Etiópia, entre outros.

Os novos dados da ONUSIDA, divulgados no dia 17, reflectem um progresso significativo na execução do sexto dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) - que é reverter a propagação do VIH até 2015 -, já que as infecções pelo VIH/SIDA estão a reduzir ou a estabilizar em muitas partes do mundo.

Estes novos dados surgem no momento em que se realiza a Cimeira das Nações Unidas sobre os ODM, que decorre até quarta feira, em Nova Iorque.

Actualmente, 5,2 milhões de pessoas recebem tratamento, o que significa que em seis anos o número de pacientes aumentou em 12 vezes.

O número de mortes relacionadas com SIDA caiu drasticamente desde que se expandiu o acesso ao tratamento, já que houve 200 mil mortes a menos em 2008 em relação a 2004.

Por seu lado, os jovens estão a liderar uma revolução em matéria de prevenção, optando por começar a ter sexo mais tarde, tendo menos parceiros simultâneos e a usar preservativos, levando a uma redução significativa no número de novas infeções em muitos dos países mais afectados pela doença.

Em adultos, o uso do preservativo masculino dobrou nos últimos cinco anos.

Contudo na maioria dos países mais afectados, os investimentos nacionais não são ainda suficientes para satisfazer as suas necessidades de recursos.