Powered By Blogger

Acerca de mim

sexta-feira, 2 de julho de 2010

02-07-2010 13:08

Guiné-Bissau
PR destaca papel de Lula no incremento das relações entre África e o Brasil


Bissau-- O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, enalteceu hoje (sexta-feira) o papel do chefe do Estado do Brasil, Lula da Silva, no incremento das relações entre a África e o Brasil nos últimos anos e defendeu ser justa uma homenagem ao dirigente brasileiro.


Em declarações aos jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, momentos antes de embarcar para Cabo Verde, Malam Bacai Sanhá afirmou que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiram homenagear Lula da Silva por ser "o grande arquiteto do relançamento das relações entre África e o Brasil".


Para o Presidente guineense a homenagem faz sentido agora que Lula da Silva está prestes a terminar o mandato como Presidente do Brasil e por tudo quanto fez para o relacionamento com os países da CEDEAO em particular e África em geral.


Sobre a 38ª cimeira dos chefes de Estado da CEDEAO que terá lugar na ilha cabo-verdiana de Sal, sábado próximo, o Presidente guineense lembrou que a Guiné-Bissau é membro fundador da organização, pelo que, destacou, o país só poderá esperar ter uma boa presença na reunião.



"Espero uma boa participação da Guiné-Bissau, aliás a Guiné-Bissau já está a participar, representada por dois ministros, ministro dos Negócios Estrangeiros e ministra da Economia, infelizmente estávamos atrasados em termos de pagamento de direitos", afirmou Malam Bacai Sanhá, referindo-se às quotas em atraso, mas que o país acabou por pagar parcialmente com ajuda do Brasil.



Questionado sobre o que espera da cimeira, o Presidente guineense disse que a Guiné-Bissau vai dar a sua contribuição para a busca de soluções "aos problemas que ainda afectam a nossa sub-região e que afectam a África em geral".


Malam Bacai Sanhá não fez nenhuma referência à situação interna do país a luz da condenação geral da comunidade internacional da recente nomeação do tenente-general António Indjai para o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses.



Sem comentários:

Enviar um comentário